Por Marcelo Reges e Napoleão Mendes
O que é necessário para uma boa relação entre Professor e Aluno no
Ambiente Digital de Aprendizagem?
O respeito às diferenças é fundamental nessa relação. Quando
relacionamos a palavra respeito à educação para pessoas com deficiência
necessariamente pensamos na Inclusão. Para isto é fundamental políticas
públicas educacionais voltadas para implementação, fortalecimento e manutenção
de Tecnologias Assistivas. Mas, o que são as Tecnologias Assistivas?
No cotidiano das Comunidade Escolares nos deparamos com inúmeras
realidades. A Inclusão não é somente um tema emergente mas, também, são
várias ações que envolvem todos os profissionais da escola para garantir a
acessibilidade e a permanência de pessoas com deficiência. O professor é
uma figura central, pois é por meio das práticas didático-pedagógicas que este
respeito e inclusão se tornam realidade.
REFERÊNCIAS
SILVA, M. Sala de aula interativa. Educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade, cidadania. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
Amei o texto colaborativo que trás o respeito como ponto fundamental na relação docente e discente, bem como para mediar, através da postura docente o processo de inclusão via tecnologias assistivas, manifesta quando vocês dizem:" O professor é uma figura central, pois é por meio das práticas didático-pedagógicas que este respeito e inclusão se tornam realidade" (REGES; MENDES, 2020, p. 1). Vou citá-los no nosso blog. Parabéns!!
ResponderExcluir