04/08/2020

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Por Marcelo Reges e Napoleão Mendes

 

O que é necessário para uma boa relação entre Professor e Aluno no Ambiente Digital de Aprendizagem?  

 A palavra “Respeito” expressa um dos elementos necessários para que se estabeleça uma boa relação entre professores e alunos no ambiente digital de aprendizagem. Seguindo a perspectiva de Morin (apud Silva, 2010), essa atitude de respeito envolve três princípios: a livre expressão, a democracia (conflitos não-violentos) e a pluralidade de ideias (verdades).

O respeito às diferenças é fundamental nessa relação. Quando relacionamos a palavra respeito à educação para pessoas com deficiência necessariamente pensamos na Inclusão. Para isto é fundamental políticas públicas educacionais voltadas para implementação, fortalecimento e manutenção de Tecnologias Assistivas. Mas, o que são as Tecnologias Assistivas? 

 O que são Tecnologias Assistivas?

 As tecnologias assistivas podem ser consideradas como ferramentas, metodologias, produtos, estratégias ou recursos para a Inclusão de pessoas com deficiências, incapacidades ou mobilidade reduzida na vida social. Embora pudéssemos falar em autonomia e qualidade de vida, o termo “inclusão” expressa bem o propósito dessas tecnologias.

No cotidiano das Comunidade Escolares nos deparamos com inúmeras realidades. A Inclusão não é  somente um tema emergente mas, também, são várias ações que envolvem todos os profissionais da escola para garantir a acessibilidade e a  permanência de pessoas com deficiência. O professor é uma figura central, pois é por meio das práticas didático-pedagógicas que este respeito e inclusão se tornam realidade.  

 

REFERÊNCIAS

SILVA, M. Sala de aula interativa. Educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade, cidadania. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.


Um comentário:

  1. Amei o texto colaborativo que trás o respeito como ponto fundamental na relação docente e discente, bem como para mediar, através da postura docente o processo de inclusão via tecnologias assistivas, manifesta quando vocês dizem:" O professor é uma figura central, pois é por meio das práticas didático-pedagógicas que este respeito e inclusão se tornam realidade" (REGES; MENDES, 2020, p. 1). Vou citá-los no nosso blog. Parabéns!!

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