20/08/2020

POR UMA SOCIOLOGIA DAS MONOGRAFIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

 

A pesquisa se constitui no desafio essencial da universidade e da educação moderna, definindo-se como princípio científico e educativo (DEMO, 2004). Enquanto princípio científico, a pesquisa apresenta-se como a instrumentação teórico-metodológica necessária para se construir conhecimentos. Enquanto princípio educativo constitui-se como elemento fundamental da educação emancipatória, contribuindo para um questionamento sistemático, crítico e criativo da realidade.

As pesquisas desenvolvidas pelos alunos dos cursos de pedagogia, apesar de toda tecnologia disponível na atualidade, continuam ainda como um território desconhecido em muitas universidades públicas do Nordeste. Esses alunos produzem monografia para fins de conclusão de cursos que, na grande maioria dos casos, viram apenas mais alguns volumes nas prateleiras das bibliotecas. Essa realidade é ainda mais forte nos campus localizados mais distantes das capitais.

Há uma quantidade considerável de monografias produzidas que indica, de um lado, uma relevante e significativa produção científica dentro do curso, e, de outro, a necessidade de organização e sistematização desse conhecimento, visando assim, por meio da análise das monografias apresentadas no curso de Pedagogia da UESPI em Picos, o aperfeiçoamento do conhecimento científico, da pesquisa e do ensino no âmbito do curso.

Compreendemos, diante dessa situação, a necessidade de realizar uma pesquisa que, no âmbito de uma universidade pública, apresentasse de forma objetiva um quadro dos trabalhos produzidos, analisando sobretudo temas, as razões e as formas de construção metodológica destes. Realizei essa tarefa, em parte, analisando monografias do ano de 2009 a 2014. Espero, agora, momento oportuno para atualizar minhas investigações nessa área.

 

Referências

DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 6 ed. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 2004. (Biblioteca tempo universitário, 96)

2 comentários:

  1. Prof. Napoleão, sugiro que conversem com os autores das Monografias e as trasnformem em artigos para submissão para publicação na nossa Revista Clóvis Moura de Humanidades: https://revistacm.uespi.br/revista/index.php/revistaccmuespi
    Assim sendo, o conhecimento produzido pode ser visualizado pelo mundo inteiro. Também podem a cada 10 ou mais trabalhos publicá-los no formato de livro. Afinal, temos uma Editora na UESPI maravilhosa!! E, assim, o que for produzido poderá ser lido por várias pessoas.
    Quando a Revista Clóvis Moura de Humanidades, confiram as Diretrizes para Autores, lá contém as normas para submissão de artigos: https://revistacm.uespi.br/revista/index.php/revistaccmuespi/about/submissions#authorGuidelines, combinado? Sejam bem vindos e vindas Autores e Autoras.

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz por ter dado continuidade ao blog!

    ResponderExcluir

POR UMA SOCIOLOGIA DAS MONOGRAFIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

  A pesquisa se constitui no desafio essencial da universidade e da educação moderna, definindo-se como princípio científico e educativo (DE...